Turismo

Tradição e fé, no coração de São Paulo
 
Tradicional Procissão da festa de N.Sra. Aparecida em 15 de agostoSão Manuel se destaca pela sua tradição e fé tendo diversas rotas de turismo religioso onde se encontra na sede do município a Igreja Matriz, Santuário Santa Teresinha e Igreja de São Benedito. No distrito de Aparecida encontra-se a rota denominada "Parada da Fé" tendo o Santuário N.Sra. Aparecida e diversas atrações de Aparecida de São Manuel e também a grande Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu a conhecida Festa de Aparecida de São Manuel que atraí ao distrito cerca de 50 mil romeiros no dia 15 de agosto.
 
Turistas observam os enfeites de rua no Corpus Christi em 2010Outra grande manifestação de fé acontece no dia de Corpus Christi onde as ruas do centro da cidade são enfeitadas anualmente e recebe cerca de 40 mil turistas. Em outubro acontece outra manifestação de fé na Festa de Nossa Senhora Aparecida já que o distrito de Aparecida tem o segundo santuário a ser dedicado a Padroeira do Brasil onde cerca de 5 mil pessoas passam pelo Santuário.

Igreja Católica (Paróquia)
São Manuel possui três paróquias católicas sendo elas:

Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida
Localizada no distrito de Aparecida de São Manuel é a mais antiga paróquia do município sendo criada em 1870 pertencendo na época à Arquidiocese de São Paulo.

Paróquia São Manuel
Localizada na parte central da cidade e abrangendo metade do município a Paróquia matriz de São Manuel foi criada em 1882. Até o ano de 2008 atingia toda a área da sede do município.

Paróquia Nossa Senhora Consolata
Localizada na parte alta da cidade foi criada em 8 de fevereiro 2009 pelo Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Aloysio José Leal Penna, representado por Monsenhor Edmilson José Zanin Vigário Geral da Arquidiocese.

Padres residentes no município
Paróquia São Manuel: Padre Durvalino, Pe. Éttore, Pe. Honorato e Dom Servilio Conti, IMC.
Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida: Padre Rogério Zenateli.
Paróquia Nossa Senhora Consolata: Padre Adauto.